Catálogo Coletivo

13/04/16




Mecanismo de Transformação, é a exposição destacada na Biblioteca, integrada no currículo de Educação Tecnológica, e que poderá ser visitada até ao final do mês de abril.




       “Um mecanismo consiste num conjunto de elementos mecânicos que realizam uma determinada função numa máquina ou aparelho. Qualquer máquina é composta de mecanismos, nalguns casos de um só. Os mecanismos podem ser classificados em simples ou compostos. Mecanismos simples são, por exemplo, os de manivela, os de parafuso, de excêntricos, de rodas dentadas, entre outros. Entre os mecanismos compostos, podem assinalar-se os de bielas, os de inversão e os de encravamento.
              Os mecanismos são formados por elementos cujos movimentos seguem trajetórias determinadas, estabelecidas no momento da conceção do mecanismo. Normalmente estes elementos devem ser corpos sólidos, mas também é possível utilizar líquidos e gases ou aproveitar efeitos eletromagnéticos para construir mecanismos transmissores de força ou movimento. O mais usual é, contudo, que estes elementos sólidos sejam corpos rígidos, cuja função particular no mecanismo a que pertencem se verifica por rolamento ou fricção, mas também é possível utilizar corpos elásticos combinados adequadamente com corpos rígidos. Membranas, cordas ou correias são alguns exemplos destes corpos elásticos.”

A Equipa da Biblioteca
 
 
 

Sem comentários: