Catálogo Coletivo

31/03/14




O escritor José Vaz, natural de Vila Nova de Gaia, com uma vasta experiência na área da literatura infantil, esteve presente na nossa escola no passado dia 24 de Março de 2014, onde deu a conhecer as suas ultimas obras infanto-juvenis " Celestino - o rato da biblioteca" e " O livro das contas e dos contos". 
O livro do Celestino- o rato da biblioteca é a história do rato que nasceu com um defeito de fabrico. Dos sete irmãos que teve, só ele nasceu com o pelo branco. Por causa disso, foi acolhido e acarinhado por um homem que gostava de ler livros que ensinavam a escrever cartas de amor. Por ter ouvido ler tantas palavras de gostar, o Celestino arranjou uma namorada. Chamava-se Aurora e casou com ela na noite em que os espíritos bons andavam à solta pelas ruas da cidade.
" O livro dos contas e dos contos" conta a história da biblioteca onde moram os grandes livros, em que entra um dia, como por acaso, um livro de contas, o registo dos créditos de uma drogaria. Apesar da primeira rejeição, os livros descobrem que há histórias para lá dos nomes e das contas por pagar, pedaços de vida que o lápis fixou. A atenção ao quotidiano parece surgir, pois, como uma tentativa de valorização do universo realista e das boas ações anónimas do dono da loja.
Esta experiência proporcionada aos alunos do 5.º ano de escolaridade foi importante pela partilha do mundo da escrita e do imaginário infantil, que este grande autor cria nas suas obras.
Obrigada pela presença!
A Equipa da Biblioteca, 

Sem comentários: