Catálogo Coletivo

04/04/14



O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente no dia 2 de Abril. A comemoração deste dia foi por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ).
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é assinalado a 2 de abril.
        Todos os anos é divulgada pela IBBY uma mensagem de incentivo à leitura, da autoria de um escritor de nacionalidade diferente que é depois traduzida e divulgada nos países que integram o IBBY. 
      Este ano o país selecionado foi a Irlanda, com o tema "Imaginar a Nação através da História". O design do cartaz ficou a cargo da ilustradora Niamh Sharkey e a mensagem para as crianças do mundo foi escrita por Siobhán Parkinson, tradutora e detentora da posição de "Laureate na nÓg" (Children's Laureate of Ireland). 
            E tendo como linha de ação que"não nascemos leitores mas tornámo-nos leitores", quisemos que esta data fosse relembrada com a criação de um "cantinho" na biblioteca alusivo ao dia, para que os nossos alunos conhecessem um pouco mais do mundo secreto dos livros!
A equipa da biblioteca, 
                 



1 comentário:

Alice Costa disse...

"... Aprender é cada vez menos memorizar conhecimentos e cada vez mais preparar-se para os saber encontrar, avaliar e utilizar. A capacidade de atualização passa a ser uma ferramenta essencial ao indivíduo se quer sobreviver numa sociedade de verdades relativas e efémeras. Nesta contexto a biblioteca escolar é central no processo educativo."

Calixto, José A.- A Biblioteca Escolar e a Sociedade de Informação