Catálogo Coletivo

28/04/14


Cool Slideshows
No passado dia 23 de Abril de 2014 realizou-se a 2ª fase da 8ª edição do Concurso Nacional de Leitura, fase distrital, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila de Famalicão.
As obras a ler para o 3º Ciclo as obras foram, “Meia Hora para mudar a minha vida” de Alice Vieira e “A vida de Pi” de Yann Martel. Para o Ensino Secundário, “O passado que seremos” de Inês Botelho e “O perfume” de Patrick Süskind.
Tal como em edições anteriores, esta fase teve duas provas: uma escrita - em que ficaram apurados cinco alunos do 3º Ciclo e cinco alunos do Ensino Secundário; e, uma prova oral em que foi apurado um representante de cada ciclo de estudos para representar o distrito de Braga.
A prova escrita decorreu na Biblioteca Municipal e a prova oral na Casa das Artes, sendo o júri desta ultima constituído pelo Bibliotecário Municipal Hilário Pereira, a professora e escritora Anabela Pinto e o Coordenador Interconcelhio das Bibliotecas Escolares António Pires. A cobertura do evento foi da responsabilidade da RTP.     
A nossa escola foi representada no 3º Ciclo pelos alunos Ana Patrícia da turma 9.1, Ana Margarida e Bruno da turma 9.2, e no Ensino Secundário pelas alunas Inês Malheiro, Inês Machado e Ana Sampaio da turma 11.1. Assim, e tendo em conta o princípio geral orientador do CNL que é o prazer de ler, os nossos alunos sem dúvida representaram o gosto pela leitura. E, apesar de estarmos perante um concurso, aqui todos os participantes são verdadeiros vencedores!
A equipa da Biblioteca, 

1 comentário:

Alice Costa disse...

“Enquanto a sociedade feliz não chega, que haja pelo menos fragmento de futuro em que a alegria é servida como sacramento, para que as crianças aprendam que o mundo pode ser diferente. Que a escola, ela mesma, seja um fragmento desse futuro...”
Rubem Alves

E a escola, com todos nós, é também promotora desse futuro. E sinto-me privilegiada por isso. Incondicionalmente comprometida com a educadibilidade dos nossos alunos, acredito que esta foi mais uma boa aposta e, atrevo-me a dizer, um compromisso assumido por todos na procura desse futuro: encontrar respostas comuns, coerentes e inovadoras para os problemas e desafios que se colocam às bibliotecas escolares”.
Gostei do rigor e da simplicidade da iniciativa. Acredito que a todos os envolvidos, fez também crescer enquanto pessoas e alunos!